PATRICIA RODRIGUES MARTINEZ
Tudo começou com um desafio comum: uma avaliação de Matemática com resultados abaixo do esperado. No entanto, a reação dos(as) estudantes da Escola Municipal Salgado Filho (EMSF) foi muito além do esperado. Em vez de desânimo, escolheram a ação. Liderado pelos(as) colegas Alexia, Davi, Miguel e Yan, o grupo decidiu tomar as rédeas do próprio aprendizado.
A solução foi moderna e colaborativa. Por conta própria, eles(as) se organizaram em grupos de estudo por videochamada, realizados no contraturno às aulas. Nesses encontros virtuais, os(as) educandos(as) revisavam o conteúdo, resolviam exercícios e, o mais importante, tiravam as dúvidas uns(umas) dos(as) outros(as), transformando a dificuldade individual em um objetivo coletivo.
A professora Andreia Madeira, que acompanhou de perto a mobilização, logo percebeu o impacto positivo da iniciativa. Segundo ela, “Depois dessa prática, as notas dos alunos melhoram consideravelmente. Tiveram outros benefícios como interação, empatia e paciência para ajudar outros colegas que apresentam dificuldades em determinada matéria ou assunto.”
A experiência na EMSF é um exemplo brilhante de como a autonomia dos(as) estudantes, quando estimulada, gera frutos extraordinários. Mais do que melhorar o desempenho em uma disciplina, a iniciativa fortaleceu a colaboração, a solidariedade e a certeza de que, juntos(as), eles(as) são capazes de superar qualquer desafio.