ISADORA MACIEL POEIRAS SANTOS
A 46ª edição do Arraial de Belô também marca um avanço nas iniciativas da Belotur voltadas à sustentabilidade ambiental, social e ética. Ao longo de todo o período junino, diversas ações estão sendo colocadas em prática, reforçando o compromisso com um evento mais responsável e inclusivo. Entre elas, destacam-se a gestão adequada de resíduos, o plantio de árvores e a criação de oportunidades para grupos em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e valorização social.
“O Arraial de Belô é mais do que uma festa, é uma oportunidade real de colocar em prática um jeito mais consciente de viver e celebrar a cidade. É com esse olhar que temos trabalhado na Prefeitura de Belo Horizonte, na Belotur, levando princípios de sustentabilidade para os grandes eventos da cidade, como o Carnaval, os editais de patrocínio e tantas outras iniciativas. É sobre festejar com intenção, afeto e de olho no futuro”, destaca a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
Para ela, a proposta vai além de práticas pontuais. “Mais do que um conceito, representa um modelo de desenvolvimento coletivo. É sobre criar uma cidade que cuida de quem vive nela e de quem a visita, com foco no futuro que queremos construir juntos”, completa.
Durante todo o período junino, a Belotur, com a colaboração dos atores da festa e das demais instituições envolvidas, está trabalhando para oferecer um evento sustentável, com o objetivo de deixar um legado duradouro para a cidade.
Confira as diversas ações que estão sendo implementadas:
Gestão sustentável de resíduos
Todo o lixo gerado no evento será conduzido de forma planejada e responsável: materiais recicláveis serão destinados a cooperativas e os resíduos orgânicos da Vila Gastronômica serão compostados.
Protocolo Quebre o Silêncio
Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, foram feitos treinamentos com fornecedores e parceiros para prevenir e combater a violência contra mulheres em espaços de lazer. Um passo importante para um ambiente mais seguro e acolhedor.
Campanha contra o assédio
A Guarda Civil Municipal está distribuindo adesivos e materiais informativos sobre a prevenção da importunação sexual. Também estão sendo divulgadas mensagens no palco e uma comunicação visual firme contra o assédio.
Reaproveitamento das lonas de sinalização do evento
Todos os materiais de sinalização do Arraial de Belô terão um novo destino: as lonas não serão descartadas, mas reaproveitadas e transformadas em novos produtos. A iniciativa busca reduzir a geração de resíduos enviados aos aterros sanitários, além de contribuir para a economia de recursos naturais e de energia.
Diversidade e inclusão
Pela primeira vez, está sendo realizado um levantamento de dados sobre diversidade e inclusão entre os principais parceiros do evento. Essa iniciativa busca ampliar a representatividade e garantir equidade nas relações.
Feira de Economia Solidária
Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Arraial de Belô traz um espaço para a comercialização de produtos da Feira da Economia Popular Solidária. Seis empreendedores, por dia, estão oferecendo ao público itens de artesanato e vestuário, como adereços juninos, roupas e acessórios. A iniciativa tem como premissa a reciprocidade, a coletividade, a valorização dos produtos locais, a prática de preços justos, a sustentabilidade, o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação do meio ambiente.
Bosque Junino
Após a 46ª edição do Arraial de Belô, serão plantadas em áreas da cidade cerca de 200 mudas de árvores em uma ação que visa compensar os gases de efeito estufa emitidos pelos geradores e transportes do evento.
Acessibilidade em Libras
Intérpretes de Libras estão presentes no palco e no tablado do Arraial de Belô, promovendo mais acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
- Arraial de Belô 2025
-
O Arraial de Belô 2025 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, assinando a Cota Apresenta, e convênio com o Ministério do Turismo. O evento tem ainda o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de cosméticos Natura; o apoio técnico da União Junina Mineira; e parceria com o Mercado Central KTO. A TV Globo Minas é a emissora oficial do festejo.
Reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos do período junino, O Arraial de Belô chega à sua 46ª edição em 2025. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows musicais, além de diversas atividades gastronômicas.
A última edição do Arraial de Belô atraiu cerca de 80 mil pessoas durante a pré-programação e os quatro dias de evento, representando um aumento de 35% no público diário em relação a 2023. Segundo o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão de pesquisa mantido pela Belotur, a nota média geral atribuída pelo público foi de 9,2 em uma escala de 10.
A Vila Gastronômica contou com a participação dos bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação. Durante os quatro dias, as vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 54% por dia em comparação ao ano anterior.