Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe BH
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BHInforme BH
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Alfabetização de idosos extrapola os muros dos equipamentos públicos municipais

11 de julho de 2025
Compartilhar
Alfabetização de idosos extrapola os muros dos equipamentos públicos municipais

ISADORA MACIEL POEIRAS SANTOS

sex, 11/07/2025 – 12:13

Para contemplar a formação dos idosos, além das escolas da rede municipal, a Prefeitura de Belo Horizonte oferece a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas acima de 60 anos em Unidades de Acolhimento para Idosos, bem como em espaços fora dos equipamentos públicos. Além de oportunizar o aprendizado da leitura e escrita, a oferta do EJA possibilita a conclusão do ensino fundamental nessa faixa etária.

Aulas são ministradas nas unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para alfabetização dos idosos também alcança outros espaços como igrejas, centros de convivência, unidades hospitalares de tratamento para diálise/hemodiálise e o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), no Bairro Caiçara. Especialmente no CRPI, há uma turma formada exclusivamente por alunos com mais de 60 ano, vinculada à Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira.

Na EJA, o direito à educação não tem limite de idade. Porém, para ingresso nesta modalidade de ensino é preciso ter no mínimo 15 anos. Cada aula leva dignidade e cidadania aos estudantes. A modalidade oferece reconhecimento de trajetórias, valoriza os saberes individuais de cada indivíduo e tem o poder de ampliar horizontes. Para muitos, voltar à sala de aula significa realizar um sonho antigo.

Janaína Moreira, diretora da Escola Municipal Luiz Gatti, destaca a importância do trabalho com os idosos. “Como diretora, atendendo as unidades de acolhimento, aprendi muito mais do que ensinei. Aprendi, por exemplo, que educar quem tem 80, 90 anos não é só ensinar letras e números, mas é também dizer com ações que nunca é tarde para aprender. Todos os dias, os relatos dos professores e administradores das casas de repouso nos trazem alegria e dão um novo sentido ao nosso fazer”.

De acordo com o projeto político-pedagógico das escolas municipais, anualmente há atividades, projetos, programas e eventos para as turmas da EJA. Um deles, o Projeto “Ações 50+ na EJA: outubro prateado”, é uma ação promovida pela Smed desde 2023, que conta com oficinas de música, dança, teatro e esportes para valorizar a experiência da população da terceira idade e proporcionar integração, lazer e aprendizado a todos.

Além disso, as programações visam oportunizar troca de experiências, conhecimento de espaços da cidade para a população idosa e apresentação dos serviços municipais oferecidos para esse público.

A iniciativa de proporcionar o ensino a idosos se alinha à estratégia nacional “Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, da qual a Prefeitura de Belo Horizonte faz parte desde 2020. A política pública estimula o envelhecimento ativo e cidadão, além de promover atividades diversas, em conjunto com outras secretarias, para levar protagonismo à população 60+. A EJA nas Unidades de Acolhimento de Idosos mostra que sempre pode ser tempo de recomeçar.
 

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

Bibliotecas das escolas municipais passam por automatização do acervo e reformas estruturais

18 de julho de 2025

Emarg: laços com a leitura e a comunidade

18 de julho de 2025

Cuidado que une escola e família

18 de julho de 2025
Educação

Estudo online transforma a Matemática na EMSF

18 de julho de 2025

Educação em BH honra nossas origens

18 de julho de 2025
Educação

Cursos gratuitos de idiomas pela Smed

18 de julho de 2025
Informe BHInforme BH