Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe BH
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BHInforme BH
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CMBH

Ampliação de centros de saúde no Barreiro é tema de debate na quarta (16)

15 de julho de 2025
Compartilhar
Assunto: 
AUDIÊNCIA PÚBLICA

fachada de unidade de pronto atendimento na região do barreiro
Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

A situação da saúde pública na Região do Barreiro estará em debate nesta quarta-feira (16/7), a partir das 13h, no Plenário Helvécio Arantes. A Comissão de Saúde e Saneamento promove uma audiência pública para discutir a necessidade de ampliação e/ou construção de centros de saúde em seis bairros da regional: Milionários, Novo Santa Cecília, Bonsucesso/Jardim Liberdade, Vila Cemig, Miramar e Brasil Industrial. O debate foi solicitado por Helinho da Farmácia (PSD), que aponta problemas no espaço físico e superlotação enfrentados por usuários das unidades de saúde da região. O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, está na lista de convidados para o debate, assim como outros representantes do Executivo municipal e dos conselhos locais de saúde da região. A audiência é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo portal e canal da Câmara no YouTube.

Infraestrutura debilitada e falta de atendimento

Helinho da Farmácia justifica que a audiência é necessária para discutir problemas nos centros de saúde que atendem os referidos bairros, principalmente relacionados ao espaço físico das unidades, bem como à superlotação, que prejudica o atendimento dos usuários.

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Belo Horizonte têm enfrentado problemas com a superlotação de hospitais importantes para o atendimento público, como é o caso do Risoleta Neves, que restringiu atendimentos a casos graves por mais de uma vez neste ano. A Região do Barreiro, uma das mais populosas da capital, enfrenta os mesmos desafios. 

A falta de atendimento nas unidades de saúde da região já motivou visitas técnicas de vereadores, além de pedidos de informação em anos anteriores. Entre os principais problemas relatados estão os longos períodos de espera por atendimentos e consultas, bem como falta de estrutura para acomodar usuários. Do outro lado, profissionais reclamam de condições precárias de trabalho, como falta de materiais e medicamentos e equipe insuficiente para atender a demanda.

Convidados

A audiência pública será um espaço para que representantes do poder público, profissionais da saúde e moradores dos bairros afetados possam apresentar demandas, sugestões e buscar soluções em conjunto. Estão convidados para o debate o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias; o secretário municipal de Governo, Guilherme Catunda Daltro; a diretora regional de Saúde do Barreiro (DRES-B), Gleidceane Maiari Silvério; o membro do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Antônio Carlos dos Santos; a representante do Conselho Distrital de Saúde do Barreiro (Codisab) Benícia Maria do Amaral; e administradores da Regional.

Superintendência de Comunicação Institucional

Tópicos: 
Comissão de Saúde e Saneamento
Helinho da Farmácia
Sugestão de pauta
Data publicação: 
terça-feira, 15 Julho, 2025 – 11:45
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Moradores voltam a reclamar de falta de atendimento na UPA Barreiro
População reclama de falta de médicos em centro de saúde no Barreiro
Assuntos Câmara Municipal de Belo Horizonte
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

CMBH

Bancada do PL e secretaria estadual articulam ações em prol do meio ambiente

16 de julho de 2025
CMBH

“Chega de ‘puxadinho’”, pedem usuários dos centros de saúde do Barreiro

16 de julho de 2025

16.07.25

16 de julho de 2025
CMBH

Profissionais temem saída da Guarda Municipal dos centros de saúde

16 de julho de 2025
CMBH

PL propõe diretrizes para atendimento a PCDs em serviços públicos

16 de julho de 2025
CMBH

Atuação legislativa pode estimular modelo de negócio de trabalho coletivo

16 de julho de 2025
Informe BHInforme BH