
A situação da saúde pública na Região do Barreiro estará em debate nesta quarta-feira (16/7), a partir das 13h, no Plenário Helvécio Arantes. A Comissão de Saúde e Saneamento promove uma audiência pública para discutir a necessidade de ampliação e/ou construção de centros de saúde em seis bairros da regional: Milionários, Novo Santa Cecília, Bonsucesso/Jardim Liberdade, Vila Cemig, Miramar e Brasil Industrial. O debate foi solicitado por Helinho da Farmácia (PSD), que aponta problemas no espaço físico e superlotação enfrentados por usuários das unidades de saúde da região. O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, está na lista de convidados para o debate, assim como outros representantes do Executivo municipal e dos conselhos locais de saúde da região. A audiência é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo portal e canal da Câmara no YouTube.
Infraestrutura debilitada e falta de atendimento
Helinho da Farmácia justifica que a audiência é necessária para discutir problemas nos centros de saúde que atendem os referidos bairros, principalmente relacionados ao espaço físico das unidades, bem como à superlotação, que prejudica o atendimento dos usuários.
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Belo Horizonte têm enfrentado problemas com a superlotação de hospitais importantes para o atendimento público, como é o caso do Risoleta Neves, que restringiu atendimentos a casos graves por mais de uma vez neste ano. A Região do Barreiro, uma das mais populosas da capital, enfrenta os mesmos desafios.
A falta de atendimento nas unidades de saúde da região já motivou visitas técnicas de vereadores, além de pedidos de informação em anos anteriores. Entre os principais problemas relatados estão os longos períodos de espera por atendimentos e consultas, bem como falta de estrutura para acomodar usuários. Do outro lado, profissionais reclamam de condições precárias de trabalho, como falta de materiais e medicamentos e equipe insuficiente para atender a demanda.
Convidados
A audiência pública será um espaço para que representantes do poder público, profissionais da saúde e moradores dos bairros afetados possam apresentar demandas, sugestões e buscar soluções em conjunto. Estão convidados para o debate o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias; o secretário municipal de Governo, Guilherme Catunda Daltro; a diretora regional de Saúde do Barreiro (DRES-B), Gleidceane Maiari Silvério; o membro do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Antônio Carlos dos Santos; a representante do Conselho Distrital de Saúde do Barreiro (Codisab) Benícia Maria do Amaral; e administradores da Regional.
Superintendência de Comunicação Institucional