
A campanha salarial dos trabalhadores da educação de Belo Horizonte é tema de audiência pública na próxima segunda-feira (7/7), às 9h, no Plenário Camil Caram. O debate será promovido pela Comissão de Administração Pública e Segurança Pública a pedido de Dr. Bruno Pedralva (PT) e outros sete parlamentares. Em greve desde o dia 6 de junho, os professores da rede municipal de ensino pedem reajuste salarial de 6,27%, enquanto a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é de aumento de 2,49% retroativo a maio deste ano. O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, está na lista de convidados, assim como outros representantes da PBH e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH). A audiência pública é aberta à participação dos cidadãos e pode ser acompanhada de forma presencial ou remota, através do portal ou canal da Câmara no Youtube.
Greve mantida
Além do reajuste salarial, os trabalhadores da educação pedem recomposição salarial “que respeite os índices de reajuste do piso nacional do magistério” e adequação da carreira, que estaria “defasada” após as reformas previdenciárias. De acordo com informações do Sind-Rede/BH, a categoria pleiteia também paridade nas recomposições salariais para os trabalhadores aposentados. A Prefeitura de Belo Horizonte diz que tem “mantido as negociações” com o Sind-Rede/BH na tentativa de chegar a um acordo que permita o fim da greve da categoria. Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (3/7), os trabalhadores votaram pela continuidade da paralisação.
Além de Dr. Bruno Pedralva, assinam o requerimento de solicitação da audiência pública Pedro Patrus (PT); Cida Falabella (Psol); Edmar Branco (PCdoB); Juhlia Santos (Psol); Iza Lourença (Psol); Luiza Dulci (PT); e Pedro Rousseff (PT).
Convidados
Para participar do debate, foram convidados o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; o secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Bruno Leonardo Passeli; a secretária municipal de Educação, Natália Araújo; e o secretário municipal de Fazenda, Pedro Meneguetti. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH) também estão na lista de convidados.
Superintendência de Comunicação Institucional