Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe BH
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BHInforme BH
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CMBH

Começa a tramitar PL que exige exame toxicológico de futuros servidores públicos

15 de julho de 2025
Compartilhar
Assunto: 
LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA

Vereadores no Plenário Camil Caram
Fotos: Rafaella Ribeiro/CMBH

A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) aprovou, nesta terça-feira (15/7), parecer pela constitucionalidade, legalidade e regimentalidade do Projeto de Lei (PL) 251/2025, que torna obrigatória para servidor público, empregado público e agente com função pública municipal a realização de exame toxicológico na avaliação médica de aptidão para o trabalho. De acordo com a proposta, de autoria de Pablo Almeida e Uner Augusto (ambos do PL), “o resultado do exame toxicológico será determinante no resultado da aptidão para o trabalho e consequente exercício da função pública”. O relator, Vile (PL), apresentou emenda substitutiva, “para sanar inconstitucionalidades”. O projeto segue agora para a análise de três comissões de mérito antes de ser apreciado pelo Plenário, em 1º turno, quando irá precisar do voto “sim” da maioria dos vereadores para continuar tramitando. Confira aqui o resultado completo da reunião. 

Política de prevenção

Segundo o texto da proposta, o exame toxicológico será exigível para os agentes públicos que, sob regime permanente ou temporário, atuem nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis); em creches e abrigos; nos conselhos tutelares; e no Conselho Municipal de Juventude (Comjuve). Também poderá ser exigido dos servidores públicos de provimento efetivo pelo Executivo municipal, a partir da aprovação em concurso; e de empregados públicos, “a partir de exigências previstas na CLT”. Fica assegurado aos trabalhadores o direito à contraprova e à confidencialidade dos resultados.  

Para os autores, a medida “visa resguardar o interesse público, promovendo a saúde, a segurança e a eficiência no exercício das funções públicas”. De acordo com Pablo Almeida e Uner Augusto, a iniciativa busca estabelecer uma política preventiva de saúde e responsabilidade administrativa, fortalecendo os mecanismos de controle e promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e profissional.

“O uso indevido de substâncias psicoativas pode comprometer a capacidade de julgamento, o desempenho profissional e, em casos específicos, colocar em risco a integridade de terceiros, especialmente em funções sensíveis ou de atendimento direto à população”, afirmam os parlamentares, na justificativa do projeto. 

Apresentação de emenda

Assinado pelo vereador Vile (PL), o parecer pela constitucionalidade, legalidade e regimentalidade da proposta foi aprovado por 4 votos a 1. Manifestaram-se favoravelmente, além do próprio relator, Dra. Michelly Siqueira (PRD), Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Uner Augusto. O único voto contrário foi de Edmar Branco (PCdoB). Vile apresentou uma emenda substitutiva para delimitar “com maior precisão” a incidência do exame toxicológico à fase pré-contratual de processos seletivos públicos para funções temporárias. Também deixa claro que a aplicação da norma para o ingresso em cargos efetivos deve estar devidamente prevista em edital e justificada tecnicamente, em razão da natureza da atividade e o risco decorrente do uso de substâncias psicoativas ilícitas. 

“Outro ponto importante do substitutivo ao projeto de lei é a garantia ao direito à contraprova, à ampla defesa e à confidencialidade dos resultados”, justifica Vile. 

Próximos passos

Com o aval da CLJ, o PL 251/2025 segue agora para as Comissões de Administração Pública e Segurança Pública; de Saúde e Saneamento; e de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor. No Plenário, depende da aprovação da maioria dos vereadores (21), em dois turnos, para ir à sanção ou veto do Executivo. 

Superintendência de Comunicação Institucional

22ª Reunião Ordinária - Comissão de Legislação e Justiça

Tópicos: 
Comissão de Legislação e Justiça
Dra. Michelly Siqueira
Edmar Branco
Fernanda Pereira Altoé
Pablo Almeida
Uner Augusto
Vile
Data publicação: 
terça-feira, 15 Julho, 2025 – 16:45
Vídeo Relacionado: 
Suprimir Assunto: 
0
Assuntos Câmara Municipal de Belo Horizonte
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

CMBH

Bancada do PL e secretaria estadual articulam ações em prol do meio ambiente

16 de julho de 2025
CMBH

“Chega de ‘puxadinho’”, pedem usuários dos centros de saúde do Barreiro

16 de julho de 2025

16.07.25

16 de julho de 2025
CMBH

Profissionais temem saída da Guarda Municipal dos centros de saúde

16 de julho de 2025
CMBH

PL propõe diretrizes para atendimento a PCDs em serviços públicos

16 de julho de 2025
CMBH

Atuação legislativa pode estimular modelo de negócio de trabalho coletivo

16 de julho de 2025
Informe BHInforme BH