PATRICIA RODRIGUES MARTINEZ
Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Caetano Furquim, na Regional Leste, a educação ultrapassa a sala de aula e se constrói sobre um pilar fundamental: o cuidado com as pessoas. Por meio de ações integradas, a escola tem fortalecido tanto sua equipe interna quanto os laços com as famílias, mostrando que um ambiente acolhedor é a base para o sucesso do aprendizado.
Cuidar de quem cuida
Uma das principais frentes desse trabalho é o projeto “Cuidar de quem cuida: comunicação, empatia e bem-estar na escola”. Em uma reunião pedagógica recente, a escola proporcionou um momento de reflexão, escuta e troca para seus(suas) educadores(as). A iniciativa buscou valorizar os(as) profissionais diante dos desafios da rotina, abordando temas como a Comunicação Não-Violenta para aprimorar as interações diárias.
Para além da rotina, muitas vezes desafiadora, o projeto abre um espaço essencial de respiro e acolhimento. Nele, o diálogo empático e o cuidado mútuo não são apenas incentivados, mas tratados como prioridade. Educadores(as) bem-cuidados(as) são a base para um ambiente de aprendizado seguro e feliz para as crianças. Assim, a escola investe ativamente na leveza e na qualidade de vida de sua equipe, valorizando o pilar humano da comunidade escolar.
A professora da Educação Infantil, Beatriz Valentim, avaliou positivamente a iniciativa: “Nossas formações têm sido muito enriquecedoras. É gratificante perceber que os temas abordados tiveram impacto positivo no grupo.”
Reunião reforça o cuidado com os(as) servidores(as) escolares
Foto: Acervo Dirce Lopes
#paratodosverem: foto em ambiente escolar. À esquerda, quatro pessoas estão sentadas sobre bancos coloridos. À direita, um homem em pé está falando. Ao fundo, há uma estante com livros, e uma porta aberta revela parte de um pátio externo com brinquedos.
Encontro de pais
Essa mesma filosofia de conexão estende-se para além dos muros da escola, chegando diretamente ao lar dos(as) estudantes. A cada três meses, a Emei promove a “Escola de Pais”, um encontro noturno pensado para fortalecer a parceria essencial entre família e escola. Com palestrantes que abordam temas pertinentes à educação infantil, o evento cria um espaço seguro para troca de experiências e aprendizado. A participação ativa dos(as) responsáveis reforça a segurança e a confiança das crianças, que se sentem mais amadas, seguras e motivadas a aprender e se relacionar com os(as) outros(as).
A experiência, que combina aprendizado e interação, foi celebrada por quem participa. A mãe Carla Renata Pereira disse ter sido uma experiência enriquecedora para todos(as) os(as) envolvidos(as): “Como foi magnífica esta ‘Escola de Pais’! Houve troca de experiências e muito aprendizado. Além de poder integrar outros pais e termos momentos de interação, ainda saborearmos uma gostosa canjica.”
Ao investir no bem-estar de seus(suas) educadores(as) e, ao mesmo tempo, estreitar os laços com os(as) responsáveis, a Emei Caetano Furquim demonstra na prática como o afeto e a colaboração constroem uma comunidade escolar sólida, criando um ambiente fértil onde as crianças florescem.
Pais unidos para aprenderem e trocarem experiências
Foto: Acervo Emei Caetano Furquim
#paratodosverem: um grupo de adultos sentados em carteiras escolares, em uma sala iluminada, posa para a foto sorrindo. Ao fundo, janelas vermelhas e uma parede com cartazes. Há ventiladores nas paredes e uma mesa à frente com materiais e uma camiseta branca dobrada sobre uma cadeira.