PATRICIA RODRIGUES MARTINEZ
A Escola Municipal Américo Renê Giannetti (Emarg) acredita que a educação não se restringe aos muros escolares. Recentemente, duas iniciativas comprovaram essa filosofia na prática, conectando os(as) estudantes ao universo literário e fortalecendo os laços com a comunidade escolar em momentos de interação e alegria.
Um mergulho no universo literário
A primeira aventura levou os(as) estudantes do 1º e do 2º ano diretamente para a “Bienal Mineira do Livro”. O objetivo era estimular o gosto pela leitura e promover a autonomia das crianças. Com entusiasmo, cada uma pôde explorar os corredores do evento e escolher um livro de sua preferência para levar para casa, em uma vivência cultural marcante fora do ambiente escolar.
A experiência foi um sucesso, como destaca a coordenadora pedagógica geral, Jeniffer Otoni Lima: “Essa ação possibilita um contato mais intenso e significativo das crianças com o mundo letrado, despertando ainda mais o interesse pela leitura. O fato de elas mesmas escolherem os livros de sua preferência torna a experiência mais pessoal, envolvente e motivadora.”
Estudantes da Emarg vivem experiências únicas
Foto: Acervo Emarg
#paratodosverem: na foto, famílias, crianças e educadores(as) estão de mãos dadas no pátio coberto da escola, que tem desenhos coloridos no chão. No centro da roda, há dois adultos. Em volta da roda, outras pessoas adultas e crianças os observam.
Celebrando os vínculos em família
A conexão com a comunidade é outro pilar da Emarg, e a tradicional “Festa da Família” materializou esse compromisso. O evento reuniu educandos(as) de todas as idades, da Educação Infantil aos Anos Iniciais, junto a seus familiares, que participaram ativamente das atividades propostas, em um dia de convivência e alegria. A programação foi um convite à interação: oficinas de pintura facial, esculturas com balões, massinha de modelar, desenhos livres, contação de histórias e até uma animada sessão do jogo eletrônico de música Just Dance, que uniu crianças e adultos(as) na pista.
Além da diversão para as famílias, foram expostos trabalhos dos(as) estudantes, com o tema família, realizados em casa. Para eternizar a memória, fotos dos familiares foram reveladas e entregues em porta-retratos personalizados. O sentimento de gratidão foi expresso pelo pai Alberto Bernardi, em um depoimento emocionante: “Quero deixar aqui meu sincero agradecimento pela linda festa do Dia da Família. Foi um momento muito especial para mim e para meus filhos. Agradeço de coração pelo carinho com que sempre somos recebidos na escola, por cada detalhe, cada sorriso e atenção de todos os funcionários. Como pai, é muito gratificante ver meus filhos felizes e acolhidos em um ambiente tão amoroso e respeitoso. Que Deus ilumine cada um de vocês, continue abençoando esse trabalho tão importante e inspirador!”
Seja ao folhear um livro novo ou ao dançar ao lado da família, os(as) estudantes da Emarg vivenciam uma educação que integra, acolhe e inspira, reforçando a importância do acolhimento, do cuidado e da parceria entre escola e família na formação integral das crianças.
Festa da família reforça laços
Foto: Acervo Emarg
#paratodosverem: na foto, crianças pequenas participam de uma apresentação segurando corações de papel nas cores rosa claro e rosa escuro, com desenhos, feitos por elas, representativos da família no centro. Elas estão em um pátio coberto, cercadas por pessoas adultas que registram o momento com celulares. Ao fundo, há uma faixa com os dizeres “Dia da Família – Emarg 2025”.