Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe BH
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BHInforme BH
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CMBH

Iniciativa parlamentar institui em BH o Dia Municipal dos Legendários

17 de julho de 2025
Compartilhar
Assunto: 
NOVA LEI

Foto: LegendáriosBrasil/Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 23 de julho, será celebrado pela primeira vez em Belo Horizonte o Dia Municipal dos Legendários. A inserção da data no calendário oficial da cidade, proposta no Legislativo, foi sancionada pelo prefeito Álvaro Damião (União) na forma da Lei 11.876/2025, publicada nesta quinta-feira (17/7) no Diário Oficial do Município (DOM-BH). Criado na Guatemala em 2015, o movimento que busca “a transformação social e pessoal do homem, incentivando valores como fé, coragem, resiliência e fraternidade” chegou ao Brasil em 2018 e se expandiu por vários estados. Hoje, Minas Gerais lidera o número de Legendários no país, e uma versão feminina do grupo está em estudo. A iniciativa da criação da data na capital mineira foi do vereador Wanderley Porto (PRD), que faz parte do grupo, e o dia escolhido homenageia a data da fundação do movimento.

Desde sua criação pelo pastor evangélico guatemalteca Chepe Putzu, com 109 participantes, o movimento Legendários se espalhou por vários países e hoje reúne mais de 90 mil homens ao redor do mundo. No Brasil, onde chegou em 2018, o número de participantes já passa de 10 mil e continua crescendo. Além de Minas Gerais, cristãos dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo aderiram ao movimento e já existem datas estaduais e municipais para homenageá-lo. Os grupos promovem palestras, encontros, retiros espirituais, imersões na natureza e outras atividades voltadas ao desenvolvimento humano e ao fortalecimento da fé.

“Os Legendários têm corno missão desafiar, inspirar e despertar a ligação do homem com Deus, proporcionando uma experiencia profunda de crescimento espiritual e fortalecimento das capacidades individuais. Em Belo Horizonte, os Legendários desempenham um papel relevante na comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais solidária, baseada em princípios de respeito, empatia e compromisso espiritual”, diz o autor da lei..

A criação desta data, segundo ele, contribui para o fortalecimento da identidade do movimento na capital mineira, ampliando o alcance de suas atividades e possibilitando que mais pessoas sejam impactadas por seus princípios e propósitos. A Lei 11.876/2025 insere o Dia dos Legendários no calendário oficial do Município, consolidado na Lei 11.397/2022.

“Promoção de valores”

Conforme disposto no regimento da Câmara de BH, projetos que denominam próprios públicos e criam datas comemorativas recebem parecer conclusivo da Comissão de Legislação e Justiça e só são levados ao Plenário caso haja pedido de impugnação, o que não ocorreu. Relator do projeto de Wanderley Porto que propôs a homenagem (PL 189/2025), Uner Augusto (PL) atesta a conformidade jurídica da proposição e, na análise do mérito, reforça a argumentação do colega: 

“A criação do Dia Municipal dos Legendários servirá como um reconhecimento oficial do impacto positivo desse movimento na cidade, além de incentivar a continuidade e o fortalecimento de suas ações. A iniciativa reforça o compromisso de Belo Horizonte com o respeito à diversidade religiosa e à promoção de valores que beneficiam toda a sociedade”, afirma o relatório.

Com a entrada em vigor na data da publicação, a Lei 11.876/2025 já está valendo e os participantes do grupo, familiares e simpatizantes poderão comemorar o Dia Municipal dos Legendários já na próxima semana.

Superintendência de Comunicação Institucional

Data publicação: 
quinta-feira, 17 Julho, 2025 – 17:15
Suprimir Assunto: 
0
Assuntos Câmara Municipal de Belo Horizonte
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

CMBH

PL que busca permitir reutilização de livros didáticos já pode ir a Plenário

17 de julho de 2025

17.07.25

17 de julho de 2025
CMBH

PL que prevê uso de armas pela Guarda Municipal já pode ser votado em 1º turno

17 de julho de 2025
CMBH

Bancada do PL e secretaria estadual articulam ações em prol do meio ambiente

16 de julho de 2025
CMBH

“Chega de ‘puxadinho’”, pedem usuários dos centros de saúde do Barreiro

16 de julho de 2025

16.07.25

16 de julho de 2025
Informe BHInforme BH