Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe BH
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BHInforme BH
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CMBH

PL que prevê uso de armas pela Guarda Municipal já pode ser votado em 1º turno

17 de julho de 2025
Compartilhar
Assunto: 
SEGURANÇA PÚBLICA

Guarda Municipal em formação
Foto: Breno Pataro/PBH

Em fevereiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade do exercício de ações de segurança urbana pelas guardas municipais, inclusive o policiamento ostensivo e comunitário. A fim de adequar a legislação municipal à decisão da corte, o vereador Vile (PL) apresentou, junto de outros 13 parlamentares, o Projeto de Lei (PL) 150/2025, que altera o Estatuto da Guarda Municipal de Belo Horizonte (Lei 9.319, de 2007) em busca da valorização da segurança pública como fator de desenvolvimento da cidade. Última a apreciar a matéria antes da votação em Plenário, a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer nesta quarta-feira (16/7) pela aprovação em 1º turno. Confira o resultado completo da reunião.

Uma das alterações acrescenta à Guarda Civil Municipal a função de “executar as políticas de segurança urbana nos termos e limites das suas atribuições”. A nova redação insere ainda a natureza permanente da Guarda e os termos “uniformizada” e “armada”, que não constam na legislação atual, e inclui, entre as competências da corporação, a “realização de ações de policiamento ostensivo e comunitário, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública”. Atividades de polícia judiciária não fazem parte das funções.

O PL 150/2025 também atualiza na lei o nome da pasta à qual a Guarda é subordinada, que passou a se chamar Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção desde 2017. O texto também prevê a realização de treinamento periódico e capacitação constante do efetivo. Orientado pela decisão do STF, determina ainda que o controle externo da atividade policial será feito pelo Ministério Público de Minas Gerais.

“Por entender que se trata de atividade inerente à própria existência da força de segurança municipal, os signatários reforçam a defesa da instituição, que realiza papel fundamental na capital mineira. Por compreender que a valorização da segurança pública é fundamental para garantir o desenvolvimento de Belo Horizonte, contamos com o apoio dos nobres pares”, alega a justificativa do projeto.

Além de Vile, assinam a proposição os colegas de bancada Cláudio do Mundo Novo (PL), Pablo Almeida (PL), Sargento Jalyson (PL) e Uner Augusto (PL), além de Braulio Lara (Novo), Fernanda Pereira Altoé (Novo), Cleiton Xavier (MDB), Irlan Melo (Republicanos), Janaina Cardoso (União), Lucas Ganem (Pode), Professora Marli (PP), Rudson Paixão (SDD) e Wagner Ferreira (PV).

Eficiência e qualidade

No parecer da Comissão de Administração Pública e Segurança Pública que recomenda a aprovação do projeto, Juninho Los Hermanos (Avante) considera que a adequação do estatuto confere segurança jurídica à atuação da Guarda e garante que as suas ações se realizem dentro dos parâmetros legais e constitucionais. A capacitação periódica do efetivo prevista no texto, em seu entendimento, é uma medida essencial para o aprimoramento das atividades desenvolvidas e para a garantia de um serviço público eficiente e de qualidade. Por fim, a atualização do nome da secretaria proporciona maior clareza e organização à administração pública.

Pronto para o Plenário

O projeto recebeu parecer pela sua constitucionalidade, legalidade e regimentalidade na Comissão de Legslação e Justiça. Já na Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor, um pedido de informação que solicitou a manifestação da Prefeitura sobre o impacto das alterações na prestação dos serviços e a viabilidade operacional e legal do projeto de lei não obteve resposta, e o parecer não foi emitido. Com o parecer favorável da Comissão de Administração Pública e Segurança Pública, o PL 150/2025 está pronto para ser incluído na pauta do Plenário, quando a aprovação em 1º turno dependerá do voto favorável da maioria dos vereadores (21).

Superintendência de Comunicação Institucional

22ª Reunião Ordinária - Comissão de Administração Pública e Segurança Pública

Data publicação: 
quarta-feira, 16 Julho, 2025 – 22:00
Vídeo Relacionado: 
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Projetos de lei que ampliam papel da Guarda Municipal recebem aval da CLJ
Profissionais temem saída da Guarda Municipal dos centros de saúde
Assuntos Câmara Municipal de Belo Horizonte
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

CMBH

Iniciativa parlamentar institui em BH o Dia Municipal dos Legendários

17 de julho de 2025
CMBH

PL que busca permitir reutilização de livros didáticos já pode ir a Plenário

17 de julho de 2025

17.07.25

17 de julho de 2025
CMBH

Bancada do PL e secretaria estadual articulam ações em prol do meio ambiente

16 de julho de 2025
CMBH

“Chega de ‘puxadinho’”, pedem usuários dos centros de saúde do Barreiro

16 de julho de 2025

16.07.25

16 de julho de 2025
Informe BHInforme BH